O que é PIC? na junta de cabeçote?

O que é PIC? na junta de cabeçote?

O famoso “PIC” em juntas de cabeçote não se refere a um componente físico separado ou a um tipo específico de material. Na verdade, “PIC” é uma abreviação ou uma forma abreviada utilizada no mercado brasileiro para se referir a juntas de cabeçote com diferentes espessuras para compensar retíficas no cabeçote ou no bloco do motor.

Quando um cabeçote ou bloco de motor é retificado (processo de usinagem para torná-lo plano novamente após empenamento), uma pequena quantidade de material é removida da superfície. Para manter a taxa de compressão original do motor e garantir o correto funcionamento, pode ser necessário utilizar uma junta de cabeçote com uma espessura maior do que a original.

Nesse contexto, as juntas de cabeçote são frequentemente classificadas por “PICs” (ou “picos”), onde cada “PIC” representa um aumento específico na espessura da junta em relação à medida padrão (STD ou Standard).

Em resumo, “PIC” na junta de cabeçote indica uma junta com espessura sobremedida para compensar a remoção de material durante a retífica do motor.

Você poderá encontrar classificações como:

STD (Standard): Junta com a espessura original de fábrica.

PIC 1: Junta com uma espessura ligeiramente maior que a STD (aumento específico varia conforme o fabricante e o motor).

PIC 2: Junta com uma espessura ainda maior que a PIC 1.

PIC 3, PIC 4, PIC 5: E assim por diante, indicando aumentos progressivos na espessura.

Portanto, ao procurar uma junta de cabeçote e encontrar a menção “PIC”, isso se refere à espessura da junta e à sua aplicação em motores que passaram por retífica. É crucial verificar a especificação do fabricante do motor ou seguir a recomendação do profissional mecânico para escolher a junta com o número de “PICs” correto para a sua necessidade.